sexta-feira, 5 de março de 2010

INFORMAÇÕES DE PUREZA

SIGNIFICADO DO NOME

Por iniciativa do Dr. José Inácio Fernandes Barros, um freqüentador da localidade e entusiasta defensor das qualidades medicinais das águas límpidas das nascentes, o povoado passou a se chamar Pureza

Está distante da capital, 59 km e sua área é de 504,32 Km2, equivalente a 0,95% da superfície estadual. Limita-se ao norte com Touros, ao sul – Taipu, Poço Branco e João Câmara, ao leste – Maxaranguape e Rio do fogo e ao oeste – Touros e João Câmara.

FONTE DE PUREZA

Em pleno centro da cidade, está a Fonte de Pureza, com suas águas cristalinas que abastece 5 cidades circunvizinhas. É considerada a principal fonte d’água do estado, em vazão.

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

O município de Pureza situa-se na mesorregião Leste Potiguar e na microrregi ão Litoral Nordeste, limitando-se com os municípios de Touros, Maxaranguape, Ceará-Mirim, Taipu, Poço Branco e João Câmara, abrangendo uma área de 507 km², inseridos nas folhas Pureza (SB.25-V-CI),Touros (SB.25-V-C-II) e João Câmara (SB.25-V-C-IV), na escala 1:100.000, editadas pela SUDENE.

A sede do município apresenta coordenadas 05°28’01,2” de latitude sul e 35°33’21,6” de longitude oeste, distando da capital cerca de 60 km, sendo seu acesso, a partir de Natal, efetuado através das rodovias pavimentadas BR-406 e RN-064.

SAÚDE

A rede de saúde dispõe de 01 Hospital com 16 leitos e 05 Unidades Ambulatoriais. Na área educacional, o município possui 17 estabelecimentos de ensino, sendo 15 de ensino médio daAdministração Municipal, 02 da Administração Estadual. Da população total, 68,10% são alfabetizados. O município possui 1.583 domicílios permanentes, sendo 615 na área urbana e 968 na área rural. Desses, 1.345 são abastecidos de água através da rede geral, 133 através de poço ou nascente e 105 por outras fontes. Apenas 49 domicílios estão ligados à rede geral de esgotos. As principais atividades econ ômicas s ão: agropecuária, extrativismo e comércio. Na infraestrutura, existe 01 Ag ência dos Correios, além de 30 empresas com CNPJ atuantes no comércio varejista. (Fonte: IDEMA – 2001).

ÁGUAS SUPERFICIAIS

O município de Pureza possui 58,91% de seu território inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Puna ú, 38,49% nos domínios da bacia hidrogr áfica do Rio Maxaranguape e 2,50% nos domínios da bacia hidrogr áfica do Rio Boqueirão, sendo banhado pela sub-bacia do Rio Maxaranguape. Seus principais tributários são: a N, os rios Lagoa da Prata, Tatu e o córrego do Arrepiado; a S, o riacho Seco; e a E, os rios Punaú e das Curicacas. Não existem açudes com capacidade igual ou superior a 100.000m3. O padrão da drenagem é o dendrítico e os cursos d’ água têm regime intermitente.

DOMÍNIOS HIDROGEOLÓGICOS

O município de Pureza est á inserido no Domínio Hidrogeológico Intersticial e no Domínio Hidrogeológico Karstico-fissural. O Domínio Intersticial é formado de rochas sedimentares do Grupo Barreiras, Depósitos Aluvionares, Dep ósitos Colúvio-eluviais e das Dunas Inativas. O Domínio Karstico-fissural é constituído pelos calcários da Formação Jandaíra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENETE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
COM 12 BLOGS E 1025 LINKS. EQUIPE:JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR